domingo, 16 de junho de 2013

Astrônomo desmente mitos de que homem não teria ido à Lua

Foto: Nasa/Divulgação
Em 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua, mas muitos ainda não acreditam nisso. E apesar de astronautas terem voltado lá outras cinco vezes, o fato de que ninguém nunca mais tocou o solo lunar desde 1972 abriu margem para dúvidas de muita gente. Afinal: o homem foi mesmo à Lua ou tudo não passou de uma bem montada encenação americana? Para o astrônomo Ronaldo Mourão, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, está claro: há 40 anos Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin chegaram 
sim
 à Lua.. Mais detalhes clique o link http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html

e responda: O homem chegou à ir à lua? Justifique.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Anos 60: O Aparecimento de Uma Nova Mentalidade


Nos anos 60 do século XX ocorreram uma série de transformações namentalidade em todo o mundo devido aos mais diversos fatores, desde movimento hippy ao surgimento da pílula contracetiva. De facto, foi precisamente no ano de 1960 que foi lançada no mercado a primeira pílula anticoncecional, tendo conhecido um êxito retumbante a nível mundial, uma vez que permitia impedir a conceção de uma forma mais segura que até então.Assim, conheceram os hábitos sexuais uma grande alteração face à moral sexual conservadora, facilitando-se e difundindo-se as relações pré e extra-matrimoniais. Oito anos depois, com os movimentos estudantis e a "revolução sexual" potenciou-se o conhecimento intrínseco e completo da natureza sexual do ser humano, sem tabus, e a difusão dos demais métodos anticonceptivos(preservativo, DIU, pílula masculina) e de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
A minissaia, invenção da estilista britânica MaryQuant, assim como o "monoquini" e o penteado  pajem", andrógino, dos Beatles causou grande impacto nos anos 60, contribuindo para um autêntico choque e uma revolução dos cânones morais e estéticos.
Surgiram também movimentos contra o racismo, homossexualismo e o machismo.



RESPONDA:



1. Que mudanças ocorreram nesta época?
2. Relacione os protestos dos anos rebeldes com os protestos atuais no Brasil.

A Guerra Fria



A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.

LER O TEXTO E  RESPONDA:
1. Escreva com suas palavras o que foi a Guerra Fria.Quias as suas consequências?