domingo, 27 de maio de 2012

TESTEMUNHAS DA HISTÓRIA - 2ª GUERRA MUNDIAL

 
“A bisavó da minha mãe, veio da Alemanha junto com seus pais. Quando ela veio para o Brasil, ou melhor, aqui para o Estado de Santa Catarina, foi proibida de falar a língua alemã, pois a ditadura de Getúlio Vargas proibia, pois pensaram que os alemães estavam com ideias ou ideais nazistas.”  (JANETE HUGEN)

 “Meus bisavós fugiram da 2ª Guerra Mundial escondidos em navios para não morrerem. Ao chegarem ao Brasil, instalaram-se em Palhoça. Eles não tinham onde morar e o que comer, foram pedindo ajuda para as pessoas. Eles sentiram muita falta de seus amigos e de seus parentes, tiveram seus filhos e instalaram-se mais tarde em Vargedo ( antigo nome de Leoberto Leal).” (NEZI DE SOUZA)

 “Meus descendentes tiveram muitas perseguições: eram castigados por falarem a língua alemã, xaropiados com óleo cru. Aqui no Brasil as perseguições a cada dia aumentavam. Não podia falar a língua alemã. Então para não aprenderem o idioma alemão, os pais trancavam seus filhos nos quartos para não ouvirem as conversas.” (OSMARINO CORPES SCHEIDT)

 “A minha mãe nasceu na Alemanha e veio para o Brasil com um ano e três meses de idade. A viagem demorou três meses. Minha avó deu a luz no navio a um menino, durante a viagem. Minha mãe aprendeu falar português com 40 anos de idade. Eles vieram para o Brasil porque estava ocorrendo a 2ª Guerra Mundial, e foram residir em Picadas, município de Alfredo Wagner”.
( BERTOLINA SHULE HESSMANN)

   ”Os alemães trouxeram para o Brasil o cultivo de amora, milho e trigo. Vieram muito pobres e investiram na agricultura. Minha família sofreu muito por causa da guerra, pois faltou querosene, importante para poder ter luz em casa, e sal. As pessoas viviam muito assustadas e com medo, pois poderiam morrer a qualquer momento. O irmão de meu marido serviu ao exército e foi até o Rio de Janeiro...”  ( MARIA LEAL e ALBERTO LEAL)

 “Os meus avós fugiram da Alemanha, e quando chegaram ao Brasil, foram muito maltratados (...). Para fazermos compras tínhamos que fazer uma lista e passar por debaixo do balcão para que ninguém visse, pois não sabíamos falar nem escrever em português. Para registrar os filhos, não podamos pôr os nomes em alemão, apenas nomes brasileiros. Quando eu e meus irmãos estávamos brincando na rua e avistávamos brasileiro chegando, corríamos para dentro de casa nos esconder, porque não queríamos ser castigados. Uma das frases de que mais me lembro é: Se tu falar alemão, vais tomar óleo. (RUTH BRANDL -64)

 “Por sorte nosso pai (Sr. Roberto Pedro Garcia) não precisou embarcar no navio que estava se deslocando para o campo de batalha. Após servir um ano o exército, ele estava há dois meses concentrado com um grupo de soldados em Florianópolis. Mas, como ele contava, sempre se fingia passar mal na hora do embarque. Quando não havia mais desculpas e estava com os equipamentos embarcando no navio, veio a notícia de que havia acabado a guerra”.(ANITA GARCIA KRAUS e ANAIR GARCIA DA CUNHA)

   “Quando tinha mais ou menos 18 anos, tínhamos que ficar escondidas, só de casa para a Escola, porque não podia falar alemão. Minha mãe era proibida de ir à loja de meu pai, por questão de segurança, pois ela não sabia falar português. Até as sepulturas de pessoas que eram alemãs eram destruídas. Dois tios meus foram presos por falar alemão. Era uma vida muito triste, isto tudo na época em que Getúlio Vargas era o presidente do Brasil.” ( HELGA MARIAN SCHEIDT) 

 “Em 1925 meus pais vieram para o Brasil em um navio pequeno, e com ele vieram meus outros cinco irmãos e duas irmãs e outras pessoas. Eles chegaram a São Pedro de Alcântara, mas logo se instalaram em Alfredo Wagner, onde nasci. Tínhamos dois filhos quando fui chamado a ser soldado brasileiro na 2ª Guerra Mundial. Fiquei assustado, pois sabia das confusões que a Alemanha tinha contra outros países e não queria correr o risco de morte tão cedo. Aproximadamente um mês e meio antes de partirmos, recebi a feliz notícia que não era mais preciso, pois já tinham achado soldados suficientes.” (EDELBERTO DA SILVA – 82 ANOS    Angelina – SC )

31 comentários:

  1. EDINEI LOFY
    NAQUELA EPOCA OS ALEMAES ERAM PERSEGUIDOS PORQUE QUERUIAM Q GETULIO SAISE DO PODER MAIS ENBORA GETULIO NAO QUERIA SAIR ENTAN ALI SE INICIAVA UMA GUERRA EN Q GETULIO ACABA FICANDO NO PODR

    ResponderExcluir
  2. foi muito marcante a 2º guerra mundial pois a maioria do povo que lutou era alemão e veio para o brasil, principalmente para fugir muito assustados!
    fernanda batista

    ResponderExcluir
  3. muitos eram alemães e não podiam falar sua lingua no brasil por cousa de Getulio Vargas, deixavam suas famílias e costumes para tras por causa da segunda guerra mundial
    sofriam muito e eram maltratados sem motivo algum, a maioria sendo alemães.
    Fabiana Batista

    ResponderExcluir
  4. A 2 guerra foi uma histórias para todos porque eles obrigavam a tomar oleo e se eles falavão em alemõa eles iam presos,Os alemaes eram persiguidos. E ficaram assustados pela confusões naAlemanha. Mariléia May.

    ResponderExcluir
  5. bruna merten-8ano2
    naquela epoca aconteceram duas grandes guerras onde bnisso os alemaes eram perceguidos pelos italianos e poeque queriam q getulio saice do poder.muitas dessas pesoas vieram para essas guerras e sofrian muito porque se falacen mau dos politicos na epoca da ditadura porquese falacem algo tinham q tomar oleo cru e ainda nao podiam reclamar

    ResponderExcluir
  6. È que os alemães eram perseguitos,os alemães trouserao para o brasil alguns alimetos,ou frutas como:trigo,milho,amora.
    Vierao da elamãnha muito pobres e emvestirao na agricultura.
    Emfim as outras pessoas ñ gostavam dos alemães...


    NOMES:MARLON,ANDERSOM.

    ResponderExcluir
  7. edinei lofy -8ano2
    naquela epoca aconteceram duas grandes guerras onde nisso os alemaes alemaes eram perceguidos pelos italianos e poeque queriam q getulio saice do poder.muitas dessas pesoas vieram para essas guerras e sofrian muito porque se falacen mau dos politicos na epoca da ditadura porquese falacem algo tinham q tomar oleo cru e ainda nao podiam reclamar

    ResponderExcluir
  8. os desendente de alemão eles foram maltratados
    na segunda guerra mundial por não falava em
    brasileiro


    gabriel schvambach

    ResponderExcluir
  9. As pessoas da quele tempo tinha que falar portuques e as que não falase alemã eram xarapiados,eram presos.


    Ana
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Na era Getúlio Vargas, os estrangeiros principalmente alemães que fugiam da guerra e se afugentavam no Brasil, eram muito perseguidos principalmente quando falavam o seu idioma de origem (Alemão), e por causa disso muitas vinham para cidades pequenas como a nossa, mas muitas vezes não adiantava, pois a politica de Getúlio Vargas estava em toda parte.


    Luiz Eduardo e Gustavo Gonçalves

    ResponderExcluir
  11. Com estes depoimentos podemos confirmar tudo o que nos foi explicado durante as aulas de história. As pessoas sendo presas, torturadas, perseguidas por falar alemão. Além disso, temos os testemunhos de filhos e parentes de soldados que tiveram que servir ao exército.
    Histórias tristes porém veridicas, crianças que nasceram e cresceram com essa perseguição, tudo por medo de Getulio Vargas de perder a presidencia e medo que o nazismo entrasse na Brasil.
    - Marília de Souza Marian -8°I

    ResponderExcluir
  12. NAQUELA ÉPOCA MUITAS GUERRAS ACONTECERAM UMA DELAS FOI A DA ALEMANHA . MUITOS ALEMAÉS APANHARAM, NA GUERRA MUNDIAL E DEPOIS MUITOS OUTROS PAISES ENTRARAM NA GUERRA.

    ResponderExcluir
  13. NAQUELA ÉPOCA MUITAS GUERRAS ACONTECERAM UMA DELAS FOI A DA ALEMANHA . MUITOS ALEMAÉS APANHARAM, NA GUERRA MUNDIAL E DEPOIS MUITOS OUTROS PAISES ENTRARAM NA GUERRA.

    ResponderExcluir
  14. Os decendentes de aleão eram maltratados, na segunda guerra mundial.Por falar em alemão.Eles eram presos em campos de concentração e eram castigados e também fazian esperimentos com eles.
    Ricardo Muller.

    ResponderExcluir
  15. Getuli Vargas proibio as pessoas fala a sua lingua de seua origem, mais eles não sabiam fala a lingua portuguesa, se Getulio ouvise alguem falando a lingua de sua origem eles erão punidos.
    Eduarda 8ªI

    ResponderExcluir
  16. Temos muitas influências alemãs ao nosso redor. A maioria dos nossos avôs e bisavôs tem algum tipo de ligação com a Segunda Guerra Mundial. Alguns tiveram familiares que foram para a guerra, outros, fugiram para o Brasil, em usca de proteção e de uma melhor vida, mas se decepcionavam com o país, pois aqui eram proibidos de falar alemão, e isso tornava sua vida muito difícil, pois eles não sabiasm falar portugês, e ficavam incomunicáveis com as outras pessoas que aqui moravam.

    ResponderExcluir
  17. Muitos alemães vieram para o Brasil fugidos da 2ª Guerra Mundial, em busca de paz. Mas não encontraram. O governo temia que os alemães trouxecem o nazismo para o Brasil.Para que isso não acontessece proibiu que falacem alemão e que tivessem uma vida normal, não podiam ter livros em alemão, nem ensinar seus filhos a lingua de sua origem, tinham que deixar seus costumes para tráz, ou eram presos.

    ResponderExcluir
  18. as pessoas eram praticamente proibidas de sair de casa pelo simples fato de falarem alemão! eles eram perseguidos e maltratados pelos Italianos sem motivo algum ..
    na segunda guerra mundial a maioria dos guerreiros eram alemães, e para fugir da morte e de Jetúlio Vargas vieram para o Brasil, deixando sua familia longe,os alemães quando vieram da Alemanha era muuuito problres e por esse motivo eles tinham que plantar para ter o que comer .. isso virou uma cultura que temos até hoje como:mandiioca, batata !

    Maiara Eger

    ResponderExcluir
  19. Na quele tempo os alemães nao podiamfalar a sua lingua no brasil só o portugues havian ecolas para eles aprender a falar o português quem falace era levado para um campo de concentração onde usavam as pessoas para fazer experimentos
    Daniel e Paulo 8 série 1

    ResponderExcluir
  20. é que os alemãos não podiam falar a lingua alemã e nem ter livros alemãos dentro de sua propria casa porque se Getulio Vargas pegace os livros em alemão ele queimava

    Jackson e Uezlei
    8ª I

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Naquela época em Santa Catarina era proibido falar alemão porque Getulio vargas proibia porque ele pensou que os alemães esta vam com ideias nazistas e como vieram para o brasil truxeram o cultivo de amora,milho,e trigo.

    natália

    ResponderExcluir
  23. Getulio Vargas foi o presidente que fez uma campanha nacionalista, proibiu que livros didáticos estrangeiros fossem usados na educação, que menores de 14 anos aprendecem lingua estrangeira e que se falace alemão.

    João Eduardo

    ResponderExcluir
  24. que naquela epoca as pessoas sofreram muito um dos motivo era por eles nao soberem falar em portugues,eles falavam em alemão
    aluna:fernanda regina

    ResponderExcluir
  25. Pra mim os brasileiros devião ter comsiderado essas pessoas e ter colocado eles para lutar contra o seu país e em troca os brasileiros asseitavão eles para morrar no Brasil e ter a vida que nunca tiverão na alemanha...


    Aluno:Michel Junior MMaueski................

    ResponderExcluir
  26. A segunda guerrsa mundual aconteceu por causa da politica expancionista da Alemanha e da Itália,o nacionalismo e o revanchismo da Alemanha agravados pela sua derrota na primeira guerra Adriana Eger

    ResponderExcluir
  27. quado os alemãoes desembarquaram no Brasil eles foram maltratados pelos Brasileiros, por não saberem falar a linguagem dos brasileiros.
    edson pereira

    ResponderExcluir
  28. no tempo dos alemâos era muito ruim porque se eles falavÂo alemÂoeles eles tinhÂo que tomar Òleo muintos deles apânhavâo por falar alemâo.
    aluno luciano dos anjos

    ResponderExcluir
  29. NESTA EPOCA MUITA GENTE FOI PARA A GERRA A MAIORIA ERAM ALEMÃOS E GETULHIO PROIBIA ELES A FALAR ALEMÃO.TODOS FORAM CORAJOSOS MESMO OS QUE JUGIRAM.
    ANDREZA SCHVAMBACH

    ResponderExcluir
  30. MUITOS TIVERAN SEUS FILHOS EM VARGEDO ANTIGO LUGAR CHAMADO LEOBERTO LEAL
    TAIS

    ResponderExcluir
  31. Com estes depoimentos podemos confirmar tudo o que nos foi explicado durante as aulas de história. As pessoas sendo presas, torturadas, perseguidas por falar alemão. Além disso, temos os testemunhos de filhos e parentes de soldados que tiveram que servir ao exército.
    Histórias tristes porém veridicas, crianças que nasceram e cresceram com essa perseguição, tudo por medo de Getulio Vargas de perder a presidencia e medo que o nazismo entrasse na Brasil.

    alexandre martendal

    ResponderExcluir