quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Voto? Limpo por favor.

— Senhor, posso fazer uma pesquisa com o senhor.
— Claro!
— Em quem o senhor votará?
— Não te interessa!
— Bem… Quem vencer a eleição será o melhor candidato?
— Hã! Não! Será o que pagou melhor, por quê?
— É parte da entrevista.
— Hum…
— Então, que argumento você usa para votar nele?
— Eu, pelo fato de acreditar nele; minha mulher, porque eu voto nele; e minha mãe, porque ele lhe deu uma dentadura.
— Sim, sim! Você acha que nós sabemos votar?
— Não! Nem um pouco. Ha-ha-ha!
— Be-bem, não queria ofender.
— Não ofendeu.
— O que você acha da democracia?
— Que ela só ocorre em eleições, e que no Brasil ela está uma me… melhor não falar.
— Bem acho que é tudo por hoje.
— Adeus.



                                           
                                                                                 João Eduardo Alves Kreusch
 

14 comentários:

  1. Bem criativo o seu texto. Parabéns! Criou um diálogo, uma situação para demonstrar a sua opinião.É muito importante sermos pessoas críticas, que emitem sua opinião.

    Arisnaldo

    ResponderExcluir
  2. Isso diz que a maioria das pessoas vendem seu voto isso é ruim por que aqueles candidatos que ganhan são aqueles que tem mais dinheiro e os que perdem são sempre aqueles que não compram voto mas sempre a 1 ou até 2 que ganham que querem mudar e querem ajudar as pessoas e não compram votomas a maioria das pessoas que são candidatos já compraram votos para conseguir se eleger.
    EU: se alguem pedir meu voto em dinheiro ou favores pessoais eu pegava o dinheiro mas também não votava nele por que isso da cadeia e se ele vim fala comigo perguntando por que eu não votei nele eu ia dizer para ele ficar queto por que ele sabe que é proibido comprar voto e dai quem ia dar mal ia ser ele.

    Ricardo Muller

    ResponderExcluir
  3. Nós achamos que o voto limpo é bom pra todos e que ele é importante para sua cidade país e principalmente para seu futuro.
    Daniel e Marrone 8 1

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu texto. Concordo com a sua idéia, pois acho que precisamos votar limpo. :33

    Tayla Cristina

    ResponderExcluir
  5. as pessoas votam no candidato que da mais dinheiro, e nao nos que dao mais melhorias para sua cidade!

    maiara e mateus

    ResponderExcluir
  6. eu acho que os politicos deveriam saber fazer uma campanha limpa,pois muitos hoje ainda compram votos até prometem dentaduras,como o Joao explicou no texto eu acho isso muito errado deveria de mudar.
    Carla Marian

    ResponderExcluir
  7. Curti ;) Infelizmente essa é a nossa realidade. O brasileiro, em geral, não sabe votar, não examina as propostas de governo do candidato, vota por algum favor, por ganhar algo em troca (geralmente dinheiro). Se realmente houvessem só candidatos e eleitores limpos, o Brasil seria uma país muito melhor e bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que esse foi um dialogo muito realista pois o povo prefere votar em alguém que lhe dara uma coisa em troca do que alguém que ajudara a cidade, a comunidade em que vive.

    MILENA JAQUELINE KREUSCH

    ResponderExcluir
  9. O texto fala sobre a corrupção dos politicos nas cidades.

    Rodrigo
    8ª1

    ResponderExcluir
  10. O texto fala sobre a corrupção dos politicos nas cidades.

    Rodrigo
    8ª1

    ResponderExcluir
  11. Esse texto,prova que muitas pessoas vendem o seu voto por uma dentedura no caso,ou pelo fato de outras pessoas votarem naquele candidato.O que é muito errado ,pois todos deveriam escolher um candidato que aparenta ser,se tem ou não um passado limpo.Mas o povo ainda escolhe os piores critérios,vendendo seu voto,o que prova que o povo ainda não sabe votar..
    Larissa 8ªI

    ResponderExcluir
  12. esse texto mostra que muitas pessoas vendem o seu voto ou até trocam por demtaduras isso é muito errado porque as pessoas devem escolher um candidato que vai ajudar seu municipio, sua sociedade ou qualquer outro lugar

    JACKSON SILVEIRA 8ª I

    ResponderExcluir
  13. Sim realmente é verdade e veis do povo ver as propostas boas para a sociedade escollhe o dinheiro.

    natalia elias 8 serie 1

    ResponderExcluir
  14. NA VERDADE O VOTO DEVERIA SER LIMPO MAS EM MUITOS LUGARES . PARABENS.....


    ALUNA-GABRIELA APARECIDA BAUER 8 SÉRIE

    ResponderExcluir