sábado, 18 de maio de 2013

As testemunhas da história


“A bisavó da minha mãe, veio da Alemanha junto com seus pais. Quando ela veio para o Brasil, ou melhor, aqui para o Estado de Santa Catarina, foi proibida de falar a língua alemã, pois a ditadura de Getúlio Vargas proibia, pois pensaram que os alemães estavam com ideias ou ideais nazistas.”  (JANETE HUGEN)
“Meus descendentes tiveram muitas perseguições: eram castigados por falarem a língua alemã, xaropiados com óleo cru. Aqui no Brasil as perseguições a cada dia aumentavam. Não podia falar a língua alemã. Então para não aprenderem o idioma alemão, os pais trancavam seus filhos nos quartos para não ouvirem as conversas.” (OSMARINO CORPES SCHEIDT)
“Quando tinha mais ou menos 18 anos, tínhamos que ficar escondidas, só de casa para a Escola, porque não podia falar alemão. Minha mãe era proibida de ir à loja de meu pai, por questão de segurança, pois ela não sabia falar português. Até as sepulturas de pessoas que eram alemãs eram destruídas. Dois tios meus foram presos por falar alemão. Era uma vida muito triste, isto tudo na época em que Getúlio Vargas era o presidente do Brasil.” 
(HELGA MARIAN SCHEIDT)
 “Em 1925 meus pais vieram para o Brasil em um navio pequeno, e com ele vieram meus outros cinco irmãos e duas irmãs e outras pessoas. Eles chegaram a São Pedro de Alcântara, mas logo se instalaram em Alfredo Wagner, onde nasci. Tínhamos dois filhos quando fui chamado a ser soldado brasileiro na 2ª Guerra Mundial. Fiquei assustado, pois sabia das confusões que a Alemanha tinha contra outros países e não queria correr o risco de morte tão cedo. Aproximadamente um mês e meio antes de partirmos, recebi a feliz notícia que não era mais preciso, pois já tinham achado soldados suficientes.” (EDELBERTO DA SILVA – 82 ANOS    Angelina – SC )

1. Sobre o que os entrevistados falam? O que estava acontecendo no Brasil e no mundo?

59 comentários:

  1. falava que o brasil não podia falar alemã piroso eles trocavam seus filhos de sida de ou pais para eles não aprender outras ligules



    nome joao poulo dos santos

    ResponderExcluir
  2. falava que o brasil não podia falar alemã poriso eles trocavam seus filhos de sida de ou pais para eles não aprender outras ligules

    ResponderExcluir
  3. eles falavao que as pessoas da regiao era xamada para ir a segunda querra mundial as muleres se escondiao e os homens tentavao nao ir para a querra



    ederson beker 8ano 2

    ResponderExcluir
  4. As pessoas não podiam falar alemão era uma lingua proibida muitas pessoas eram presas porque Getulio Vargas era contra hitler as pessoas não podiam ter uma vida livre criançaas só iam pra escola e quando voltavam tinham que ficar presas no quarto para não ouvirem os pais e elas não aprenderem para o proprio bem delas para elas não sofrerem .

    ResponderExcluir
  5. falava que o brasil não podia falar alemã piroso eles trocavam seus filhos de sida de ou pais para eles não aprender outras ligules


    nome joao paulo dos santo

    ResponderExcluir
  6. as pessoas q vinham ñ podiam falar alemão pois as leis de gotulho era muito rígidas ele achava que os alemães quarem um atentado nazista
    lucas martins

    ResponderExcluir
  7. Esta era a época em que Getúlio Vargas assumia a presidência do Brasil. Vargas queria acabar com as ideias nazista, acabando com alemães que falavam outros idiomas, como por exemplo, o italiano e até o próprio alemão, pois pensava que essas pessoas iriam continuar com as ideias nazistas. Neste texto, as pessoas relatam oque sofriam, por não saberem falar o português.

    Daila Karina knaul 8ª 1

    ResponderExcluir
  8. Os textos falam sobre as perseguições de Getúlio Vargas por pessoas que falassem alemão ou Italiano, essas pessoas eram mortas, torturadas e perseguidas. Por esse motivo muitas ficavam presas em casa por não saber falar português, era uma vida muito difícil. Além disso conta um pouco sobre os homens que eram recrutados para o exercito que iria atuar na 2ª Guerra Mundial. Enfim, fala do sofrimento desas pessoas.
    Rafaela Kreusch 8ª I

    ResponderExcluir
  9. Eles falaram da vinda de sua familia para alfredo vagner ondem ninguem podia fala alemão pois pensavam que eram todos nazisa, muitas pessoas foram presas, muitos tumulos de alemãoes foram quebrados e os alunos iam da casa para a escola apenas !!!

    Lucas Cunha.

    ResponderExcluir
  10. Os textos falam do sofrimento dos alemães na época da segunda gerra mundial.Os alemães tinham que aprender a falar português na marra pois sofriam perseguições, atentados e etc.
    Izadora luiza Sperber 8 ª1

    ResponderExcluir
  11. Eles falam sobre o estado novo. Nessa época no Brasil estava acontecendo a ditadura de Jetulio Vargas e em outros lugares do mundo estava acontecendo a Segunda Gerra MUndial.

    Renato Raimundo 8ano1

    ResponderExcluir
  12. que no Brasil era proibido falar em Alemão por que o Vargas pensava que era mandados pelo Hitler, várias pessoas não falavam não saiam de casa de medo de serem capturadas.

    aluno; Jardel Marian

    ResponderExcluir
  13. lucas martins
    Os textos falam sobre as perseguições de Getúlio Vargas por pessoas que falassem alemão ou Italiano, essas pessoas eram mortas, torturadas e perseguidas.

    ResponderExcluir
  14. tiago hoffmann

    no brasil era proibido falar em alemão, e por isso getúlio vargas achava que fosse coisas de hitler , e isso as pessoas podia ser preso

    ResponderExcluir
  15. No Brasil estava acontecendo a ditadura do Getulio e quem falasem mal dele era preso ou morto.
    Tiago Hillesheim.............

    ResponderExcluir
  16. Guilherme......


    Aqui no Brasil não se podia falar alemão, os alemães que vieram para o país eram obrigados a não falar alemão. Assim para que seus filhos não aprendessem essa língua os pais prendiam seus filhos nos quartos para que eles não escutassem, muitos vinham de pequenas embarcações e viam morar em Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  17. os entrevistados falam sobre quando eles vieram se estalar no Brasil e que nao se podia falar alemao porque eram punidos,muitas vezes pessoas nao podia saim de suas casa porque só falavam outras linguas e as crianças eram presas em seus quartos para não escutarem os pais falando Alemão

    Higor G. Scheidt
    8ªII

    ResponderExcluir
  18. 1.Eles falam sobre seus antepassados que vinham da Alemanha ,e que eles eram perseguidos pelo governo de Getúlio Vargas por falarem alemão Hugo hoffmann

    ResponderExcluir
  19. 8º 2 aluno Aldrovane A. Scheidt
    1-Sobre a ditadura de Getulio Vargas que não queria que o povo do Brasil fala-se Alemão mas sim português.As crianças só podia sair de casa se fose para ir para a escola, as pessoas que falavam alemão eram presas .

    ResponderExcluir
  20. Os textos acima fala que não podiam falar alemão porque Getúlio Vargas presidente da época proibia,e que falava era preso,essa época como os entrevistados falam é bem difícil.Acontecia a segunda guerra mundial,e com isso era chamados vários homens para servi no exército.

    Tainá Priscila Petri 8II

    ResponderExcluir
  21. Os entrevistados falam sobre a época que chegaram nessa regiam,que eram proibidos de falar alemão .
    Rafael

    ResponderExcluir
  22. As pessoas que eram alemãs tinham medo de sair de casa pois podiam ser presas,nem falavam o idioma perto de seus filhos para que não aprendessem a falar o idioma alemão, nessa época acontecia a segunda guerra mundialem quase todo o mundo... MATEUS PATRIK RODRIGUES8II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falam sobre a época que getulio vargas governava o brasil e tambem na época da ditadura na alemanha com isso alemaes que moravam no brasil eram proibidos de andar na rua,falar em alemão pois getulio vargas havia proibido por achar que que também tinham ideias nazistas.
      jeneisi jéssey steinbach
      8ª III

      Excluir
    2. Clarice 8 serie 3

      Os entrevistados que tinham medo de serem presos,não podiam falar alemão nessa época estava acontecendo a segunda guerra mundial.

      Excluir
  23. Os entrevistados falam das perseguições que seus familiares sofriam durante o governo de Getúlio Vargas.
    Estava acontecendo no Brasil e no mundo a segunda guerra mundial .

    Jeanlinhares 8ºano III

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles falam sobre o estado novo. Nessa época no Brasil estava acontecendo a ditadura de Jetulio Vargas e em outros lugares do mundo estava acontecendo a Segunda Gerra MUndia. por isso eles achavam que os alemoe tinham ligação com alemanha dai eles não podião sair de casas.
      vinicio luiz schlichting
      8º III

      Excluir
  24. 1-As pessoas naquela época não podiam falar alemão , As pessoas que falavam alemão eram presas , eles prendiam os seus filhos para eles não aprenderem a língua.Naquela época estava acontecendo a segunda guerra mundial.
    Raíssa 8° III

    ResponderExcluir
  25. 1-As pessoas naquela época não podiam falar alemão , As pessoas que falavam alemão eram presas , eles prendiam os seus filhos para eles não aprenderem a língua.Naquela época estava acontecendo a segunda guerra mundial.
    Raíssa 8° III

    ResponderExcluir
  26. a entrevista fala sobre os alemaes que vierão para o brasil pq pesava que estavas usando o sinbolo nasi9sta


    aluno:joemir andrei fernandes

    ResponderExcluir
  27. Aqui no Brasil não se podia falar alemão, os alemães que vieram para o país eram obrigados a não falar alemão. Assim para que seus filhos não aprendessem essa língua os pais prendiam seus filhos nos quartos para que eles não escutassem, muitos vinham de pequenas embarcações e viam morar em Santa Catarina Em grandes cidades como blumenau, Joinville e Angilina ..

    Renan Beppler ..
    8 serie 3

    ResponderExcluir
  28. 1- falavam que eles não podiam falar alemão, e essas pessoas tinham medo esair de casa e os pais sabiam o que podia acontecer e trancavam seus filhos dentro do quarto para que eles não escutacem as pssoas falarem alemão.E até com as pessoas mortas eles quebravam os tumulos.


    Isadora Kreusch
    8ºIII

    ResponderExcluir
  29. a entrevista fala sobre os alemaes que vierão para o brasil pq pesava que estavas usando o sinbolo nasi9sta


    aluno:joemir andrei fernandes

    ResponderExcluir
  30. 1-Eles falavam sobre a sua descendencia alemã.Mas se queixavam pois não podiam ter sua cultura valorizada,não podiam falar sua propria lingua e tinhan medo de serem mortos ou maltratados pelas leis de Getulio Vargas.também falava sobre a segunda guerra mundial.o que estava acontecendo era que os alemães e italianos estavam com medo da guerra que estava acontecendo no seu país e vieram para o Brasil para se refugiarem.
    GEOVANA.V.K.8º série III.

    ResponderExcluir
  31. Bom... Vimos alguns depoimentos de pessoas que estavam precentes nesta epoca, seus pais e seus parentes que foram preços por apenas falar sua lingua (Alemão). Não podiam sair nas ruas, conversar entre si mesmo perto de seus parentes, seus filhos, eram preços nos quartos para que não ouvissem as conversas dos pais, pqra que eles não aprendessem a falar a lingua Alemã.
    -Aluna: Camila Knaul 8ª ||| série

    ResponderExcluir
  32. os textos fala que as pessoas nao podiam falar alemão poque Getúlio vargas presidente da época proibia,e se falase era preso.nessa epoca acontecia a segunda guerra mundial,e com isso era chamado varios homens para servir o exercito.

    ANA PAULA MARTENDAL 8III

    ResponderExcluir
  33. AS PESSOAS QUE ERAM ALEMÃS TINHAM MEDO DE SAIR DE CASA PORQUE AO NAZISTAS MATAVAM PORQUE NÃO PODIA FALAR EM ALEMÃO
    ALUNA;ADERLÉIA APARECIDA HILLESHIEN.

    ResponderExcluir
  34. 1 As pessoas estavam sendo proibidas de falar alemão.No mundo ocorria a segunda guerra mundial e muitas pessoas da vinham da Alemanha para o Brasil em busca de uma vida melhor.O governante do Brasil era Getulio.
    Alexandre Muller

    ResponderExcluir
  35. os textos fala que as pessoas nao podiam falar alemão poque Getúlio vargas presidente da época proibia,e se falase era preso.nessa epoca acontecia a segunda guerra mundial,e com isso era chamado varios homens para servir o exercito.

    ANA PAULA MARTENDAL 8III

    ResponderExcluir
  36. 1-A entrevista fala sobre pessoas alemãs que vinham para o estado de Santa Catarina e não podiam falar sua linguá oficial porque Getúlio Vargas os proibiu eles a falarem sua verdadeira linguá.Estava acontecendo no brasil e no mundo a segunda guerra mundial.

    MATEUS MARTINS

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. Aluna:Marina Hoffmann Heinz
      Serie;8 III
      O testo fala que Getulio Vargas não aceitava que o povo do brasil falasse alemão.Muitas pessoas da origem alemã tinha muito medo de sair de casa,essas familía evitavam a falar perto de seus filhos para que eles não aprendesem pois se falassem na rua podia ser preso.

      Excluir
  38. 1-fala sobre a época de GETÚLIO VARGAS que era bem chata pois eles não podiam falar a língua alemã pois GETÚLIO VARGAS fez a sua ditadura...E com isso aconteceu a segunda guerra mundial que muitas pessoas perderam a vida.

    ALUNA;Roberta Farias 8º III

    ResponderExcluir
  39. As pessoas entrevistadas falavam que quando Getúlio Vargas veio para o brasil as pessoas não podiam falar em alemão porque Getúlio vargas fez a sua ditadura...estava acontecendo no brasil a segunda guerra mundial.


    aluna:ELIETE SCHEIDT 8ºANO

    ResponderExcluir
  40. 1 que quando eles vieram para o brasil o governo de vargas proibio que se falasse alemão no brasil ELITON

    ResponderExcluir

  41. As pessoas falam sobre a época que chegara nessa região, nessa época acontecia a segunda guerra mundial em quase todo mundo.
    ASS:lEONARDO ROHDEN.

    ResponderExcluir
  42. eles falaram como era uma vida difícil naquele tempo, pois, como eles eram descendentes de alemão, eles não podiam utilizar esta língua, pois VARGAS achava que eles traziam ideias nazistas.
    ALUNA: STEFANI BATISTA

    ResponderExcluir
  43. 1.Os entrevistados falaram de quando seu povo chegou em Santa Catarina e da ditadura de vargas.Na quele tempo estava acontecendo a 2ª guerra mundial
    Alemanha contra Inglaterra e França juntos a seus liados.

    Jaison.8ºserie III.

    ResponderExcluir
  44. Elesfalavam que tinham medo de serem presos porque não podiam falar sua lingua de origem e nem terem objetos como fotos livros etc.E estava acontecendo a segunda guerra mundial.

    Eloiza Vieira 8 série 3.

    ResponderExcluir

  45. As pessoas elas não podiam falar em alemão , aquelas que falavam eram presas ou mortas . alguns pais prendian os seus filhos em casa para não aprenderem o português .
    8ano3
    Carolina

    ResponderExcluir
  46. 1.Os entrevistados falaram de quando seu povo chegou em Santa Catarina e da ditadura de vargas.Na quele tempo estava acontecendo a 2ª guerra mundial
    Alemanha contra Inglaterra e França juntos a seus liados.

    Jaison.8ºserie III.

    ResponderExcluir
  47. 1-A entrvista fala sobre o nazismo de Hitler, poque Getúlio Vargas era contra e por isso mandava matar pessoas que falavam alemão ou que cometiam atos que eram tradições, também da Segunda Guerra Mundial.
    Aluno: Jian Claudio de Oliveira. 8 III.

    ResponderExcluir
  48. As pessoas elas não podiam falar em alemao aquelas que falavam eram presas ou mortas algums pais prendiam os seusss filhos em casa para não aprenderem o portugueis ;;;;;;;;;
    Aderleia aparecida hilleshien

    ResponderExcluir
  49. Os entrevistados falavam sobre a época de Gertulio varas que não podia falar alemão pois era preso.
    Cleidimara 8III

    ResponderExcluir
  50. AS PESSOAS ENTREVISTADAS FALAVAM QUE QUANDO GETÚLIO VARGAS VEIO PARA O BRASIL AS PESSOAS NÃO PODIAM FALAR ALEMÃO ISSO ERA O CASO DA DITADURA.E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL..

    ELAINE

    ResponderExcluir
  51. tiago hoffmann

    AS PESSOAS ENTREVISTADAS FALAVAM QUE QUANDO GETÚLIO VARGAS VEIO PARA O BRASIL AS PESSOAS NÃO PODIAM FALAR ALEMÃO ISSO ERA O CASO DA DITADURA.E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL..

    ResponderExcluir
  52. Bom... Vimos alguns depoimentos de pessoas que estavam precentes nesta epoca, seus pais e seus parentes que foram preços por apenas falar sua lingua (Alemão). Não podiam sair nas ruas, conversar entre si mesmo perto de seus parentes, seus filhos, eram preços nos quartos para que não ouvissem as conversas dos pais, pqra que eles não aprendessem a falar a lingua Alem

    ASS:CLEIDIMARA VILL 8ªIII

    ResponderExcluir