terça-feira, 30 de setembro de 2014

Pesquisas sobre D.Pedro I

ATENÇÃO: Pesquise na Internet algumas curiosidades sobre a vida do 1º Rei do Brasil, D. Pedro I e Publique no blog. Pode ser imagens, artigos e vídeos sobre o assunto.

7 comentários:

  1. Foi o primeiro monarca brasileiro. Ele nasceu às 2h30 da madrugada de 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro. Media 58 centímetros. Ficou órfão de mãe com apenas um ano, órfão de pai aos 10 e virou imperador aos 14.

    2. Ganhou um nome um pouquinho menor do que o de seu pai: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

    3. Após a morte de sua mãe, Pedro passou a receber os cuidados de Marianna Carlota de Verna Magalhães, suíça que tinha sido sua ama-de-leite. O garoto a apelidou de Dadama.

    4. Ninguém ficou tanto tempo no poder quanto Pedro II. Ele reinou de 1840 a 1889. Quem chegou mais perto foi o presidente Getúlio Vargas, com 18 anos.

    5. Quando d. Pedro I abdicou o trono brasileiro para seu filho, ainda criança, o Brasil foi governado pela chamada Regência Trina, composta por Bráulio Muniz, Costa Carvalho e Francisco de Lima e Silva (pai de Duque de Caxias).

    6. A maioridade do príncipe Pedro II gerou uma grave questão política. Em maio de 1840, quando tinha apenas 14 anos, o Senado rejeitou por 18 a 16 votos a antecipação de sua maioridade, afinal decretada em julho do mesmo ano.

    7. As pedras preciosas da coroa de Pedro I foram usadas na de seu filho. A coroa de Pedro II pesava 1,7 quilo. De ouro cinzelado, era enfeitada com 639 brilhantes de Minas Gerais e 77 pérolas.

    8. Como o jovem imperador precisava se casar, de preferência, com alguém da realeza europeia, encontraram uma princesa disponível em Nápoles. D. Pedro ficou radiante com o retrato da jovem Teresa Cristina, mas teve de esperar mais de um ano até a sua chegada, no dia 3 de setembro de 1843. Aos 17 anos, Pedro estava louco para conhecer a mulher com quem já se casara por procuração. Às 6 horas da tarde, o navio aportou com a princesa na Baía de Guanabara. Segundo o protocolo, ela só desembarcaria no dia seguinte, mas d. Pedro resolveu subir no barco na mesma noite. Teresa Cristina fora avisada às pressas e já estava no convés quando o imperador chegou. Foi a maior decepção para Pedro. Ela era baixa (quase uma anã), gorda e mancava. D. Pedro fez um cumprimento de boas vindas, disse "até amanhã" e voltou para o palácio.

    9. O casal teve quatro filhos: Afonso, Isabel, Leopoldina e Pedro. O nome da Princesa Isabel era mais curtinho: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança. A Condessa de Barral foi amante de Dom Pedro II.

    10. Em 1876, o imperador fez uma viagem de um ano e meio para o Oriente Médio. Os jornalistas da época falavam que ele tinha a "doença da mala

    ruan gabriel8ano2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendie que dom pedro 1 ele veio para o brasil plocamar a indenpendencia na marges do rio ipiranga e ele morreu de uverdoze. Ela era baixa (quase uma anã), gorda e mancava. D. Pedro fez um cumprimento de boas vindas, disse "até amanhã" e voltou para o palácio muito cansado da quilo ele morreu e ossos dele veio para o brasil

      EDENILSON SCHERER 8ANO2

      Excluir
  2. .
    Nasceu no palácio de Queluz, próximo de Lisboa, Portugal, em 12 de Outubro de 1798.

    Faleceu no mesmo palácio, e no mesmo compartimento em que nascera, a 24 de Setembro de 1834.
    Filho de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, reis de Portugal.
    .
    D. Pedro foi o primeiro imperador e também o primeiro chefe de Estado do Brasil (de 1822 a 1831).
    Foi também, por alguns dias, o 28.º rei de Portugal, tendo abdicado da coroa lusitana em favor de sua filha D. Maria da Glória, que por isso se tornaria na rainha D. Maria II de Portugal.
    .
    À frente das tropas liberais combateu o seu irmão D. Miguel, que se proclamara rei absolutista de Portugal (guerra civil de 1832-1834): chamam-lhe por isso, na terra portuguesa, o Rei-Soldado.
    Ficou conhecido, nas duas pátrias irmãs, por Libertador: libertou o Brasil do domínio colonial português; e libertou Portugal do governo absolutista de D. Miguel.
    .
    Doou o seu coração à cidade do Porto, em Portugal (conservado num formoso relicário da Igreja da Lapa). Com essa excepção, os seus restos mortais ficaram repousando por largos anos no Panteão de S. Vicente de Fora (Lisboa).
    .
    Em 1972, na comemoração do 150.º aniversário da independência, o seu corpo foi transladado para o Brasil, a pedido do respectivo Governo, repousando no Monumento do Ipiranga, em São Paulo.
    O coração de D. Pedro continua todavia na igreja da Lapa, na cidade do Porto: o túmulo em que ele se guarda ostenta de um dos lados a bandeira de P


    aluna vanessa schaffer

    ResponderExcluir
  3. muitos conhecem o Don Pedro por Don Pedro 1 mais aqui esta eu nome completo que constitui por um nome e 17 sobrenomes
    Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança Bourbon.
    nome: Luiz Gustavo Dias Bugiareki

    ResponderExcluir
  4. Na fase adulta, o imperador tinha três grandes paixões: música, cavalos e mulheres, não necessariamente nessa ordem!
    A primeira amante de Dom Pedro I foi a bailarina francesa Noémi Thierry, com quem ele teve um filho, que morreu no parto.
    Mas a grande paixão da vida do imperador foi Domitila de Castro, a quem o nobre deu o título de Marquesa de Santos, além de quatro filhos.
    A fama de Dom Pedro não era por acaso. Ele chegou, até mesmo, a ter um filho com Ana Augusta, uma monja portuguesa.
    Além disso, é claro, Dom Pedro I não deixava suas escravas em paz, frequentava bordéis e seduzia moças de familia.
    O imperador se casou com D. Leopoldina, e a história dá a entender que a imperatriz morreu de tristeza, por causa das aventuras amorosas do marido.
    D. Pedro também teve um caso com a irmã da Marquesa de Santos, a baronesa de Sorocaba Maria Benedita de Castro Canto e Melo, a quem deu um filho.
    Como podemos ver, Dom Pedro não foi nenhum santo. Aliás, é importante ressaltar que ele teve, nada menos, que 18 filhos entre legítimos e inlegítimos.



    Vitória C.Berlanda 8°anoII

    ResponderExcluir
  5. Dom Pedro I faria aniversário no dia das crianças.Ele nasceu no dia 12 de outubro de 1798, em Portugal. Tinha um nome bem grande: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
    Quando tinha nove anos de idade, veio com seus pais, D. João VI e Dona Carlota Joaquina, para o Brasil. O pai dele era príncipe regente de Portugal e a mãe, princesa da Espanha. Ele gostava muito de viver no Brasil.
    De acordo com os estudiosos, ele era muito inteligente, mas não gostava de estudar. Por isso, decidiu se dedicar à música. Ele aprendeu a tocar piano, flauta, fagote, trombone, violino, clarinete, violão, lundu e cravo. Ele também desenhava e pintava muito bem e gostava de fazer esculturas. Em vez de ficar preso dentro do palácio da Quinta da Boa Vista, onde morava, D. Pedro brincava na rua com as outras crianças do povo e com escravos.Quando tinha 22 anos, seu pai, D. João, voltou para Portugal e ele se tornou o príncipe regente do Brasil. No ano seguinte, D.João pediu que D. Pedro voltasse a Portugal também. Mas o povo brasileiro não queria que ele fosse embora. Eles colheram assinaturas pedindo para que ele ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro disse: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico!” E esse ficou conhecido como Dia do Fico.No dia 7 de setembro do mesmo ano, durante uma viagem em São Paulo, D. Pedro foi informado de que estava sendo preparada uma ação militar de Portugal contra o Brasil. D. Pedro, então levantou a espada, perto das margens de um riacho chamado Ipiranga, e gritou: “Independência ou Morte”!

    Esse gesto marcou o dia em que o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de Portugal e passou a ser um país independente. D. Pedro se tornou o primeiro imperador do Brasil.

    Aluna: Amábili Cristina Scheffer
    Série:8anoI

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Taínara M. Kammer. 8ano 2.

    Dom Pedro I foi o fundador e primeiro soberano do Império do Brasil. Como rei D. Pedro IV, reinou em Portugal, onde também ficou conhecido como o Libertador, o Liberal e o Rei Soldado.2 Nascido em Lisboa, D. Pedro foi a quarta criança do rei Dom João VI de Portugal e da rainha Carlota Joaquina, e assim membro da Casa de Bragança. Quando seu país foi invadido por tropas francesas em 1807, foi com sua família para o Brasil. A deflagração da Revolução Liberal de 1820 no Porto, com a rápida adesão de Lisboa e do resto do país, obrigou o pai de D. Pedro a retornar a Portugal em abril de 1821, deixando-o para governar o Brasil como regente. Teve de lidar com as ameaças de revolucionários e com a insubordinação de tropas portuguesas, as quais foram, no entanto, todas subjugadas. A tentativa do governo português de retirar a autonomia política que o Brasil gozava desde 1808 e tornar o país que havia sido elevado à condição de reino unido a Portugal novamente em uma colônia ultramarina foi recebida com descontentamento geral. Pedro I escolheu o lado brasileiro e declarou a Independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro foi aclamado imperador brasileiro e, em março de 1824, já havia derrotado todos os exércitos leais a Portugal. Poucos meses depois, Pedro I esmagou a Confederação do Equador, principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora de seu governo.

    ResponderExcluir